14 de jul. de 2012

Você Sabe Qual é a Distância Certa entre o Sofá e a TV ?



Não adianta investir em uma televisão grande se a sala de estar de sua casa não permitir que entre ela e o sofá seja mantida a distância minima indicada pelos fabricantes.
Segundo Kairós Nunes, responsável pelo marketing técnico da divisão de televisores da Phillips Brasil, fica perto demais da tela, independentemente se o aparelho possui tecnologia como LED, LCD, plasma e alta definição, acaba fazendo como que o telespectador perceba falhas e defeitos da imagem durante a transmissão.


Kairós explica que hoje as novas tecnologias permitem que as pessoas sentem-se mais próximas da televisão. Isso é possível porque os pixels que formam a imagem nos aparelhos de tubo são maiores do que aqueles das televisões de alta definição. Por isso, no caso de televisores antigos, os telespectadores precisam ficar mais distantes para que os pixels não sejam percebidos. “Hoje em dia é difícil ver os pixels, mas defeitos de imagem são recorrentes, como no caso de filmes que foram feitos em película e digitalizados”, destacou kairós.

Do ponto de vista médico, a distância ideal entre a pessoa e a televisão é aquela na qual o telespectador tem em seu campo de visão toda a extensão da tela, sem que haja a necessidade de mexer os olhos ou o pescoço de um lado para o outro para enxergar as extremidades. O oftalmologista Wilmar Silvino, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, explicou que isso pode ocorrer mesmo quando a pessoa está à distância de um braço esticado da televisão.

Pode parecer perto demais para você, mas Wilmar e o oftalmologista Leonardo Gontijo, diretor da clínica Oftalmológica Laser e assistente da Clínica de olhos da Santa casa de Belo Horizonte (MG), afirmaram que a crença de que ver televisão perto demais da tela causa prejuízos à visão é um mito. Ambos destacaram que a proximidade da tela causa desconforto, mas não danos de maior extensão ou problemas permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário